Pesquisar neste blog

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Escolas da Rede Estadual de Ensino iniciam ano letivo

Em todo o Estado, 1095 escolas iniciam o ano letivo de 2011 na segunda-feira (24). Este ano, cerca de 100 mil novos alunos devem integrar a rede estadual de ensino, que passa a atender 700 mil estudantes. Em Catalão e nas cidades subordinadas à Subsecretaria Regional de Educação, 12 mil alunos retornam às salas de aula. Apenas em Catalão, o ano letivo de 2010 foi encerrado com mais de 08 mil alunos matriculados, e mais de 1.300 pedidos de matrículas foram solicitados para 2011.

Em coletiva à imprensa, o Subsecretário Regional de Educação Sousa Filho destacou que o que acontecerá a partir de agora, na área educacional em Goiás, é resultado de uma grande proposta que busca revolucionar a educação no Estado. Ele afirma que as primeiras mostras foram dadas na movimentação que houve antes do início do ano letivo, com a nomeação de Thiago Peixoto para a Secretaria Estadual da Educação. “Ele está muito determinado em implementar novos métodos na área educação no Estado de Goiás e a expressão que ele tem usado, é de revolucionar de fato a educação em Goiás.”


Sousa Filho- Subsecretário Regional de Educação


O Subsecretário destaca que aulas iniciaram-se em todas as escolas da rede estadual de ensino de Catalão e cidades subordinadas à Subsecretaria Regional de Educação, com exceção da Escola Estadual Joaquim de Araújo e Silva, que está com cinco salas interditadas, em razão de problemas estruturais, principalmente, no madeiramento e telhado. Mas uma solução já foi encontrada. Um pavilhão no Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus foi locado para receber os estudantes do Joaquim de Araújo e as atividades começam ainda nesta semana, no novo local, até que seja reformado o espaço danificado. “Esperamos um ano proveitoso e que de fato os resultados sejam positivos ao final de 2011”, ressalta.



Entre os assuntos abordados, Sousa Filho afirmou estar aberto a parcerias com a Prefeitura de Catalão, desde que sejam parcerias positivas, como o que ocorreu na semana passada: um curso no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) para professores da rede municipal de ensino. “Parcerias, por exemplo, para fechar escolas, nós não vamos fazer, porém, estamos abertos a parcerias positivas. Estamos à disposição da Prefeitura e já disse isso ao Professor Vanildo, Secretário Municipal de Educação, e ele também foi extremamente receptivo a essa idéia”.



O Subsecretário também foi questionado sobre a realização de concursos. Ele explicou que defende as contratações através de concurso público, uma vez que avolumar contratos temporários ou processos seletivos que não são para a construção de uma carreira definitiva, não é benéfico para a educação. Porém, ressalta que por conta da situação em que o Estado foi entregue à Marconi Perillo, está havendo um reordenamento financeiro no Governo. “Algumas ações estão suspensas, mas o nosso pleito junto ao Governo, é que assim que for possível, haja concurso público para que todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação sejam concursados, porque se valoriza a educação como um todo”.


Assessoria de Comunicação da Subsecretaria Regional de Educação

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2011 NTE Catalão | por IDA GOSPEL | ACN