O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) com a coordenação da Subsecretaria Regional de Educação, promoveu o curso “Introdução à Educação Digital”. O treinamento, que terminou semana passada, foi destinado a professores da rede municipal de ensino.
Michela Augusta de Moraes, professora formadora do NTE, explica que os professores inscritos receberam orientações sobre o Linux 3.0 Educacional, sistema operacional desenvolvido pelo Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional-(CETE), do Ministério da Educação. Ela destaca que o sistema apresenta todos os aplicativos que o Windows possui, mas com nomes diferentes. “Além de aprender sobre o uso de aplicativos como o Writer (correspondente ao Word); Impress (correspondente ao Power Point); entre outros, foi solicitado que fossem repassadas informações sobre os jogos educacionais que o sistema possui, voltados para a sala de aula, que são bastante usados na educação inclusiva”, ressalta.
O curso aconteceu através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Segundo Kátia Ferreira Pires, diretora do NTE, a intenção é firmar parcerias não só com a Prefeitura de Catalão, mas com as demais prefeituras da região para o desenvolvimento de cursos e treinamentos. “O NTE é um pólo que tem uma grande estrutura, então, porque não firmar parcerias para atender não só as escolas estaduais, mas também as municipais? Nós estamos abertos a parcerias”, afirma Kátia.
Maria Aparecida dos Reis, Coordenadora-Supervisora do Programa Escola Ativa da Rede Municipal de Ensino de Catalão, esclarece que uma capacitação semelhante está ocorrendo em Goiânia, durante seis meses, mas como algumas escolas já possuem computadores em sala de aula, houve a necessidade de se buscar a aprendizagem do uso do programa de forma mais rápida. “Para que esses computadores não fiquem parados, nós estamos buscando esse treinamento, para que esses professores estejam se familiarizando com o Sistema Linux Educacional, que é trabalhado de várias formas na sala de aula, seja através de diários, jogos educacionais, cálculos, produção de texto, entre outras atividades. É uma forma de estar adiantando esse processo de aprendizagem”.
Maria Aparecida dos Reis- Coordenadora Supervisora do Programa Escola Ativa da Rede Municipal de Ensino
Assessoria de Comunicação da Subsecretaria Regional de Educação
0 comentários:
Postar um comentário